• ControlSoft

Colheita da soja está atrasada no Rio Grande do Sul


No mesmo período do ano passado, 9% das lavouras tinham sido colhidas. Nesta semana os produtores de outras 17% das áreas aguardam a parada das chuvas para retirar a soja.


A colheita da soja no Rio Grande do Sul avançou para 8% nesta semana, segundo o boletim da Emater-RS. O ritmo atual é um pouco mais lento que os 9% registrados na mesma época do ano passado. Vale ressaltar que apenas 17% das lavouras estão prontas para a colheita, aguardando apenas a paradas das chuvas. Ainda segundo a entidade, outras 67% das lavouras estão em fase de granação.

Nas regiões que englobam Celeiro, Noroeste Colonial e Alto Jacuí, a cultura evolui rapidamente para o estádio de maturação e colheita. Diversas lavouras apresentam folhas com coloração amarela. As primeiras lavouras colhidas apresentam boa produtividade.

“Ali a umidade do solo favorece o desenvolvimento da cultura, principalmente a formação dos grãos. As lavouras apresentam bom controle de pragas e doenças; folhas apresentam baixos sintomas de doenças. Produtores realizam a última aplicação de fungicidas”, informa a Emater.

No Médio Alto Uruguai e no Rio da Várzea

As primeiras lavouras em fase de maturação apresentam ótima sanidade, contrariando a expectativa de uma safra com forte pressão do fungo da ferrugem asiática e, consequentemente, com uma boa perspectiva de produtividade. Na semana foram realizadas aplicações finais de fungicidas para controle da ferrugem e de inseticidas para controle de lagartas, percevejos e ácaros.

“A cultura está em fase inicial de colheita, com rendimento médio na região de 62 sacas por hectare. Comparada ao período de implantação, onde houve problemas de replantio, a expectativa é positiva. Há baixa incidência de doenças e pragas em lavouras adequadamente monitoradas e tratadas”

Na região Sul, na cultura predomina o estágio de granação, com 85% das lavouras. Na semana ocorreram secamento do solo, altas temperaturas e radiação solar intensa, prejudicando as lavouras de soja.

As condições gerais das lavouras da região da Serra e dos Campos de Cima da Serra estão muito boas. A fase predominante é de enchimento de grãos, e as áreas cultivadas mais no cedo com variedades de ciclo precoce estão iniciando a fase de colheita.

#Colheita #soja #Atraso #chuva

7 visualizações