• ControlSoft

Produtores já venderam 16,39% da safra de milho 2017/2018 no Mato Grosso



A venda do milho na safra 2016/2017 em Mato Grosso continua acompanhando a demanda do mercado interno, registrando no mês de novembro de 2017 comercialização de 92,40% do total da produção estimada. As informações foram divulgadas pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), na segunda-feira (11/12). Com isso, as vendas avançaram apenas 2,3 pontos percentuais durante o mês, visto que o produtor mato-grossense continua aguardando uma reação da demanda interna, esperando preços mais atrativos.

Venda do milho 2017/2018

De acordo com o Imea, tal movimentação de venda do milho já vem sendo observada, dado que o preço médio mensal negociado atingiu uma média de R$ 17,21 por saca no Estado. No que tange à safra 2017/2018, as vendas futuras alcançaram 16,39% e um avanço mensal de 4,6 pontos percentuais, o menor até o momento.

Tal retração nas vendas se deve, principalmente, pelas incertezas climáticas no decorrer da safra futura e as dúvidas sobre qual direção o preço seguirá daqui para frente. Nesse sentido, nota-se que o preço médio negociado em novembro de 2017 acompanhou o mesmo nível do mês anterior, de R$ 16,78 por saca, o que confirma as indefinições do mercado em relação ao preço futuro.

Exportações de milho

No mês de novembro 2017 o Brasil exportou 3,5 milhões de toneladas de milho, trazendo um aumento de 266,1% em relação ao que foi visto em 2016. No que tange a Mato Grosso, o mesmo movimento foi observado, dado que o Estado exportou 2,97 milhões de toneladas, representando um incremento de 278,4% frente ao ano passado. Ainda segundo o Imea, sabe-se que esse aumento se deve em função do recorde de produção no país após a quebra produtiva na safra anterior, aliado às realizações de leilões públicos.

No entanto, de acordo com as informações do Imea, os problemas climáticos na safra europeia também estão possibilitando o aumento das exportações mato-grossenses, visto que no ano de 2017 já se observa um aumento de 343,0% nos embarques para a Europa em comparação à média dos últimos cinco anos. Dado a isso, esse cenário pode permanecer a curto prazo, pois recentemente a União Europeia reduziu quase pela metade a tarifa de importação de milho, a fim de continuar incentivando as compras do exterior, divulgou o Imea.

Link da notícia original: https://goo.gl/XnNHoN

#Safra #Milho #Exportação #Imea

3 visualizações