• ControlSoft

A importância de realizar um backup


Por mais que entendamos que a responsabilidade seja de nossos parceiros clientes, nos preocupamos com suas informações. Por isso preparamos este artigo explicando a sua importância.


BACKUP (cópia de segurança) dos seus dados é um procedimento indispensável para o funcionamento do seu sistema de computadores. Talvez você nunca precise utilizá-los, porém é melhor prevenir. Computadores e programas podem parar de uma hora para outra, impedindo acesso às informações. Você nunca sabe quando isso irá acontecer, portanto é importante manter o backup sempre atualizado. Siga algumas regras e tenha um backup com mais qualidade: a) Tipos de Backup CD, DVD, Pendrives, HDs externos ou em Nuvem. Cuide bem dos seus backups armazenando as mídias em local seguro, seco, longe do sol e de radiação (autofalante, no-breaks, monitores), tomando cuidado para não as deixar cair no chão, dentre outros cuidados. É aconselhável a substituição das mídias após algum tempo de uso b) Planejamento Para maior segurança, você deve fazer vários tipos de backups (eles terão o conteúdo idêntico um ao outro) por dia. Um desses tipos deve ficar na própria empresa e o outro deve ser armazenado em outro local. Então, se a empresa trabalha 5 dias por semana, teremos 10 jogos de backup. c) Recursos Avançados Existem alguns procedimentos que automatizam a realização dos backups (pagos e gratuitos) sem a intervenção do usuário. Porém quanto maior a segurança, maior será o investimento. d) Testando seu backup É muito importante que se realize testes periódicos nos backups gravados para saber se os mesmos estão funcionando corretamente. Infelizmente, nem sempre somos avisados quando ocorrem erros durante a gravação do backup. Além desse problema, as mídias podem ir se desgastando e perder a capacidade de manter as informações armazenadas. Faça o teste semanalmente e verifique se todos os arquivos foram recuperados. Importante: Restaure os dados para outra pasta e nunca sobre os arquivos originais. Porque investir em Segurança?? A questão é refletir em quanto a empresa pode perder se não investir e não em quanto ela vai lucrar, ou seja, o ROI (Return of Investiment) da segurança não tem uma dimensão definida. Como se prevenir de pessoas e softwares mal-intencionados Firewall: é um software ou um hardware que verifica informações provenientes da Internet ou de uma rede, e as bloqueia ou permite que elas cheguem ao seu computador, dependendo de sua configuração. Ele pode ajudar a impedir que hackers ou softwares mal-intencionados obtenham acesso ao seu computador através de uma rede ou da Internet. Um firewall também pode ajudar a impedir o computador de enviar software mal-intencionado para outros computadores.


Antivírus: Vírus de computador são pequenos programas intencionalmente desenvolvidos para interferir no comportamento do computador; gravar, corromper ou excluir dados; ou para se espalharem de um computador para outros por toda a internet.

Se todos os cuidados forem tomados (fazer backup frequentemente, testar os discos criados e ter mais de uma cópia), você diminui, e muito, o risco de ficar sem seus arquivos ou ter algum imprevisto.

#segurança #backup #CsInformação #Firewall #Antivírus

0 visualização