GRANJA VÓ GEMA

(Fazenda Toledo)

Granja Vó Gema (29)
Granja Vó Gema (27)
Granja Vó Gema (26)
Granja Vó Gema (23)
Granja Vó Gema (20)
Granja Vó Gema (13)
Granja Vó Gema (12)
Granja Vó Gema (11)
Granja Vó Gema (10)
Granja Vó Gema (8)
Granja Vó Gema (4)
Granja Vó Gema (3)

Qual a receita do sucesso? Para o empreendedor Carlos Capeletti, a resposta certamente seria a junção de se preparar e saber aproveitar as oportunidades que a vida oferece. Hoje ele é o proprietário da Fazenda Toledo, onde está instalada toda a estrutura da Granja Vó Gema, maior produtora de aves da América Latina.

 

Vamos aos números: são 96 aviários com capacidade de terminação de 2.600.000 aves a cada 45 dias; 30 pocilgas com terminação de 67.500 cabeças de suínos a cada 120 dias; Produção agrícola de soja sequeiro 2014/2015 de 5.482,80 hectares com uma produção média de 60 sacas por hectare, somando um total de 328.920 sacas, e uma projeção de soja com irrigação em Pivô Central de 360 hectares, estimadas em 15.750; ainda, 360 hectares de feijão com uma produção estimada em 14.400 sacas; 141,36 hectares de feijão sequeiro com uma produção estimada de 7.500 sacas.

 

Carlos Capeletti desde o princípio pautou seus negócios na sustentabilidade, e se tornou referência nesse assunto. Preocupado com o meio ambiente e o sonho de ter uma propriedade autossustentável, planejou e desenvolveu uma cadeia produtiva onde, os dejetos dos suínos são canalizados para os biodigestores para a produção de gás e geração de energia elétrica com uma produção de 2.500 kwa, suficiente para abastecer toda granja e outras indústrias nela instaladas. A fazenda também é autossustentável em adubação, usando a cama de frango para a fertilização do solo, onde produz aproximadamente 20.000 toneladas ao ano, das quais são comercializadas 40% desta produção (sobra) com terceiros.

Um grande desafio que a Fazenda Toledo enfrentou foi a integração de toda a gestão das diversas atividades desenvolvidas na propriedade em um único software. “Contratamos diversos sistemas, em momentos diferentes para o controle da propriedade, porém todos apresentavam problemas e limitações”, explica a gerente Maria Sônia Conjui.

 

A ControlSoft então propôs analisar todos os procedimentos da fazenda e ver até onde o software oferecido pela empresa poderia contribuir em sua gestão. Iniciou-se então uma consultoria de diagnóstico inicial, com o mapeamento de todos os processos da empresa e o comparativo com o que o sistema da ControlSoft oferecia, chegando a resposta de que ele seria compatível com as necessidades da empresa. A implantação e parametrização do sistema foi feita de maneira minuciosa, observando cada controle que a empresa precisava e principalmente os relatórios gerenciais que direcionariam a tomada de decisão da empresa com informações precisas sobre o negócio.

 

A parceria se mostrou forte e sólida, e a Fazenda Toledo se torna então um dos melhores casos de sucessos do ERP da ControlSoft, pois a empresa utiliza quase que a totalidade dos módulos principais e verticais oferecidos, com efetividade. “Estamos muito satisfeitos com nosso sistema de gestão”, completa Maria Sônia Conjui.

SISTEMA DE GESTÃO: O DESAFIO

Depois da contratação de seis sistemas de gestão diferentes ao longo da história da Fazenda Toledo, a ControlSoft se mostrou a mais eficiente para a gestão da propriedade.